Projetos de Pesquisa

Coordenador(a): Profª Drª Desiré Luciane Dominschek

Ana Carolina Souza Oliveira - Pedagogia
Armando da Silva Tomé Vara - Gestão de Turismo
Gabriela Pereira de Oliveira - História
Jonathan Sergio de Freitas - História
Josiane Aparecida da Cruz - Pedagogia
Júlia Miranda Rosa Cunha - História
Mariah Burnier de Moraes - História
Prislaine de Fátima Rodrigues - Pedagogia
Robson Silva de Queiroz - História
Vinícius Prado Gimenez Corrêa - História

Descrição: Museus, como as escolas, são espaços dedicados aos desafios do ensinar e ao aprender, são escolas informais e, ali contextualiza-se diferentes maneiras de olhar para a relação ensino aprendizagem realizados nas escolas. Considerando, visitas técnicas como estratégias pedagógicas para o debate da preservação cultural de uma sociedade, dos usos da memória e da importância da construção histórica. Tornar-se senhores da memória e do esquecimento é uma das grandes preocupações das classes, dos grupos, dos indivíduos que dominaram e dominam as sociedades históricas. Os esquecimentos e os silêncios da história são reveladores desses mecanismos de manipulação da memória coletiva. (Walter Benjamim) A preservação não pode ser confundida pelo cunho nostálgico, muito menos com a restauração da história oficial. Qual o legado que queremos deixar para as gerações futuras? Nosso projeto terá como máxima a discussão sobre a formação docente em museus e a preservação de arquivos principalmente os escolares. Objetivos da pesquisa: - Investigar arquivos e musesu e suas relações com a docência para a educação básica : Analisar Ações e Conceitos da Gestão Documental - Apresentar propostas que incluam a pesquisa docente em arquivos e em museus para a memória das aulas e dos planejamentos escolares. A pesquisa se embasa pelo referencial teórico metodológico do materialismo histórico dialético, e como recursos estratégicos utiliza-se da pesquisa de campo, pesquisa documental e bibliográfica e até o momento os principais resultados se voltam para a formação teórica dos pesquisadores envolvidos com o tema e produções que tencionam este debate acadêmico em congressos e encontros.

Coordenador(a): Profª Drª Desiré Luciane Dominschek

André Henrique Boazejewski Pereira - Pedagogia
Árison Rodrigo de Brito - Pedagogia
Cicero Clementino de Oliveira - História
Daiana da Silva Walkiu - Pedagogia
Francieli Godinho Faustino - Pedagogia
Gabrielle Rodrigues dos Santos - Pedagogia
Leandro Antonio de Souza - Pedagogia

Descrição: Este estudo analisa os impactos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na educação básica a nível Nacional. O PIBID é uma política pública brasileira que incentiva e valoriza o aprimoramento na formação dos docentes para a educação básica. O objetivo central desse estudo é investigar a ação do programa na formação docente, bem como analisar como está sendo conduzida a formação inicial dos professores. Optou-se em descrever o PIBID e apresentar os dados de desempenho do programa entre os anos de 2007 a 2013, de forma a ilustrar os benefícios do Programa. Como fonte de pesquisa foram utilizados os estudos de Gatti, Pimenta, Saviani, Severino e Tardif, que tratam de forma específica como se encontra a estrutura da formação inicial dos professores de licenciatura, relacionada à prática docente. A partir da análise documental das Portarias 038/2007, 122/2009, 096/2013, do Edital 061/2013, do Decreto 7.219/2010, do Relatório de Gestão (2009-2013) e do Relatório de Gestão (2009-2014), os resultados apresentados revelam que uma política pública bem estruturada, valoriza e fortalece a formação docente, traz melhoria em relação à qualidade nas escolas de rede pública, integrando as universidades e escolas, e ao mesmo tempo propicia a formação continuada dos professores da IES e dos Supervisores da escola. O programa proporciona a articulação entre a teoria e a prática, trazendo consigo a oportunidade do estudante se aproximar da realidade do cotidiano escolar, e ao mesmo tempo incentiva a pesquisa, cria condições de uma formação consequente, para que de fato os licenciandos possam participar efetivamente do processo de formação, de maneira emancipadora por meio da apropriação do conhecimento e dos saberes necessários para uma formação transformadora.

Coordenador(a): Profª Drª Desiré Luciane Dominschek

Coordenador(a): Profª Me Viviane Cardoso Silva

Amanda Gomes Amaral - Matemática
Davi Keniel de Lima Silva - Pedagogia
Fabiana Cristina Lucca - Pedagogia
Felipe Alves de Souza - Filosofia
Greika Favile - Pedagogia
Helen Eckile Ferreira dos Santos Luiz - Psicopedagogia
Ingrid Alves Ramos - Pedagogia
Luciana Correa Barbosa Botelho - História
Maria Letícia da Silva Dias Aguilar - Pedagogia
Rafael Munhoz Pereira - Educação Física
Susane Nogueira de Alencar Telles - Pedagogia
Valéria Pereira Costa - Pedagogia

Descrição: Análise de políticas públicas para a educação em seus diferentes contextos: interpretação histórica, legal e bases das ações dos projetos consolidados.
Nosso projeto se pauta pelo discussão e ações de políticas públicas criadas pelo Estado. Toda movimentação política, quando se refere à Educação, é chamada de políticas públicas educacionais. A educação é uma área de suma importância e requer atenção especial do Estado, com políticas que possibilitem a consolidação das competências intelectuais, éticas e combativas a desigualdade da sociedade. As políticas públicas educacionais são fundamentais para a implementação de ações que conduzem à redistribuição dos benefícios sociais, que visam à diminuição das desigualdades e o avanço socioeconômico.

Coordenador(a): Profª Drª Desiré Luciane Dominschek

Anna Elizandra Sonego Fernandes - Psicopedagogia
Carmem Lucia Oliveira Nascimento de Lima - Pedagogia
Cleber de Andrade - História
Edilene Liberato Neves -
Edna Barros Petriw - Letras
Fábio Gomes de Moraes - Artes Visuais
Janaina Silva Teixeira de Lima Ferreira - Egressa Pedagogia
Sabrina Pindziura Bitencourt - Egressa Pedagogia

Descrição: A dimensão da Pesquisa e da Prática Profissional na formação de professores compreende dois eixos de abordagem: a iniciação da formação do professor pesquisador e a aproximação com a prática profissional do docente em instituições educativas, escolas e outras, para identificar e compreender os problemas existentes bem como as práticas realizadas pelos professores em seu trabalho. Para essa investigação, vamos orientar os alunos deste curso para a elaboração e a realização de projetos de pesquisa com a finalidade de examinar os indicativos que direcionam a inserção dessa dimensão nos cursos de formação de professores quanto às implicações legais e epistemológicas. As perspectivas analisadas abrangem: a) o papel didático da pesquisa na formação dos professores e b) a relação da prática na formação dos professores. Qual a contribuição da pesquisa na formação de professores? Na formação de professor, a pesquisa assume papel didático principalmente nos cursos de formação inicial, as licenciaturas, pois ao mesmo tempo em que o futuro professor compreende a abrangência da docência desenvolve habilidades e capacidades para a realização de investigação em educação. Argumenta André1 que a pesquisa possibilita entender a prática, constituir indicativos teóricos sobre o saber docente e contribui com o processo de profissionalização e autonomia do professor.